Com o intuito de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica, foi criado pelo decreto nº 2.993-N de 1990, com a denominação inicial de Parque de Setiba. Por meio da Lei nº 4.903 de 1994, passou a ser denominado Parque Estadual Paulo César Vinha, em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, morto em 1993, por atuar contra a extração de areia na região.
Há uma grande diversidade de ambientes em sua área como lagoas, dunas, planícies alagadas e as formações vegetais de restinga, onde das 10 fitofisionomias conhecidas, 09 delas se encontram no Parque, como a Mata Seca, a Floresta Permanentemente Inundada, o Brejo Herbáceo, o Aberto de Clúseas, entre outras. O Parque abriga espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção como a coroa-de-frade e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas pererecas e libélulas. A Lagoa de Caraís é sua principal atração. O Parque integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que visa proteger áreas adjacentes de restinga e a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.
Dados Gerais
- Área: 1.500 ha Baixe aqui (kmz)
- Municípios abrangentes: Guarapari
- Bioma: Mata Atlântica
- Ambientes presentes: lagoas, praias, costão rochoso, dunas, planícies alagadas e vegetação de restinga com 09 fitofisionomias.
Localização: Rodovia ES-060 – Km 37.5, Setiba, Guarapari/ES. CEP: 29222-360
Fonte: IEMA