Construída em 1585 pelo Padre José de Anchieta no alto de uma colina, essa igreja deu início ao povoamento de Guarapari, sendo marco da fundação da cidade. O jesuíta fundou ali uma capela e posteriormente uma residência, destinada a seus coirmãos da Companhia de Jesus.
Foi erguida possivelmente sob a invocação de Sant’ Ana e do Sagrado Coração de Jesus, ou também de Santa Maria. No auto escrito em homenagem a Sant’ Ana, na inauguração da igreja, o jesuíta instituiu Nossa Senhora da Conceição como padroeira da aldeia.
Essa edificação também é conhecida como Igreja das Conchas, devido às conchinhas que revestem as paredes externas. Entretanto, atualmente não é possível visualizar esses detalhes, devido às reformas que as encobriram. No colégio-residência anexo à igreja, hospedaram-se os primeiros padres formados no Espírito Santo e no Brasil.
Em 1878, seu frontão comum e triangular recebeu revestimento neo-barroco do século XVIII. Em 1970, o telhado foi restaurado e dois altares laterais que não eram originais foram retirado. É tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio nacional. A igreja possuí um grande acervo sacro, com peças do século XVIII
Localização: Rua João Cavati, s/nº, Centro, também conhecido como Morro da Igreja.