O crossfit é um método de treinamento que mescla exercícios de musculação com funcionais. De acordo com Rick Soares Vieira, especialista em metodologia do exercício e crossfit, a prática da modalidade aperfeiçoa as qualidades físicas, como resistência cardiorrespiratória e muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
Benefícios da prática
Esse tipo de treino tem feito cada vez mais sucesso nas academias, pois aposta em atividades que usam movimentos que fortalecem o corpo inteiro de uma só vez. “Os principais benefícios da prática são a melhora do condicionamento físico geral, o aumento da massa magra e diminuição do percentual de gordura”, explica Rick Soares Vieira.
Tipos de exercícios
Segundo o especialista, a metodologia do crossfit se baseia em três atividades específicas: levantamento de peso olímpico (LPO), ginástica e atletismo. “O interessante é que o crossfit tem muita tendência aos exercícios funcionais, tendo especialmente o agachamento como um grande ‘carro-chefe’, além de outros”, afirma.
Vantagens do método
Por ser elaborado com alta intensidade, esse método de treinamento acelera o metabolismo, aumentando a queima de gordura, mesmo após o término da atividade. Outra vantagem, de acordo com Rick Soares Vieira, é a variedade de exercícios englobados por ela, fazendo com que a prática não se torne monótona.
Exercícios de crossfit para fazer em casa
Flexão
Deitada de barriga para baixo, apoie as mãos no chão (na altura e na largura dos ombros), estique as pernas e mantenha-as unidas, com as pontas dos pés tocando o chão. Contraia glúteos e abdômen, inspire e suba os braços, elevando o corpo. Expire enquanto desce lentamente.
Agachamento
Em pé, com os pés afastados e ligeiramente apontados para fora, estique os braços e mantenha as mãos unidas, com a coluna ereta e olhar no horizonte. Lentamente, flexione os joelhos e projete os quadris para trás, como se fosse sentar em uma cadeira imaginária. Os joelhos devem ser projetados para os lados. Desça o máximo que conseguir, sempre com a coluna alinhada, olhando para a frente. Volte lentamente.
Fonte: Read More