A linhaça é uma semente que possui altos índices de fibras, vitaminas, sais minerais, proteínas e magnésio. Por isso, ajuda a regular a absorção de outros nutrientes pelo organismo. De acordo com a nutricionista Queila Turchetto, ela possui componentes que apresentam ações farmacológicas importantes. “Em pesquisas recentes, vem apresentando resultados clínicos em estudos relacionados ao diabetes, lúpus, perda óssea, doenças hepáticas, renais e cardiovasculares, com resultados favoráveis quanto ao efeito benéfico da semente”, explica.
Vantagens da semente na prevenção de doenças
Segundo a nutricionista Jamilla Saygli, a linhaça também contribui para uma pele mais sadia e ajuda a regular o intestino. “Auxilia na redução de processos inflamatórios e previne dislipidemias e doenças cardiovasculares”, acrescenta Adriana Cerchiari de Andrade, nutricionista.
Todos esses benefícios estão ligados ao fato de a linhaça ser uma fonte rica de ácido allfalinolênico, fibras e lignanas. Além disso, a semente não possui glúten e tem como nutrientes ácidos-graxos, ômega 3 e 6 e carboidratos.
Dicas para consumir a linhaça
A seguir, as nutricionistas Queila Turchetto e Jamilla Saygli listam algumas dicas para inserir a linhaça na rotina e aproveitar os seus benefícios.
No café da manhã, é indicado consumi-la em in natura;
Pode acompanhar frutas, sucos, vitaminas e iogurtes;
No almoço, pode ser servida em saladas, também com a semente in natura;
Uma opção é processar e utilizar o farelo em receitas de pães integrais;
No jantar, pode estar presente em uma sopa de legumes;
Quando compramos a semente processada, uma parte de suas propriedades é perdida. O ideal é processar apenas quando for fazer o uso;
Recomenda-se, de forma padrão, que o consumo não ultrapasse 10 g por dia. Em casos de deficiências nutricionais, essa recomendação pode sofrer alterações;
Pode ser consumida com salada, arroz e tapioca;
Para manter as propriedades nutricionais, a melhor forma de consumo é em forma de gel;
Para fazer o gel, coloque 1 colher de sopa de chia em 50 ml de água e deixe hidratar por 15 minutos. Depois, é só adicionar a semente hidratada cheia de nutrientes ativos em sucos e vitaminas;
Torre as sementes em uma frigideira. Quando começar a “pipocar”, a semente está ativa para o consumo.
Composição nutricional
Conforme explica Queila Turchetto, a semente de linhaça possui, em sua composição química, cerca de 30 a 40% de lipídio, 20 a 25% de proteína, 20 a 28% de fibra dietética total, 4 a 8% de umidade e 3 a 4% de cinzas, além de vitaminas A, B, D e E e minerais como potássio, fósforo, magnésio, cálcio e enxofre.
Fonte: Read More