Esta é a quarta vez que o Equador disputa a Copa do Mundo. Inclusive, nesta edição, a Seleção Equatoriana fez a sua estreia no jogo de abertura, contra o Catar, e venceu por 2 a 0. Mas, apesar de a equipe ser conhecida por seus atacantes, ela ainda não tem nenhuma vitória no mundial.
Popular pela diversidade, a culinária do Equador expressa a história cultural da região. Com influência da gastronomia espanhola, andina e peruana, seus pratos são ricos em sabores. Por isso, selecionamos 3 receitas típicas do país para você experimentar. Confira!
Encebollado de pescado
Ingredientes
900 g de atum fresco
450 g de mandioca
2 colheres de sopa de óleo de girassol
2 tomates picados
1/2 cebola-roxa descascada e picada
1 colher de chá de chilli em pó
2 colheres de chá de cominho em pó
8 xícaras de chá de água
5 ramos de coentro
Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola, o tomate, o cominho e o chilli e misture bem. Cozinhe até dourar. Acrescente a água e os ramos de coentro e ferva. Após, junte o atum e cozinhe por 20 minutos. Em seguida, desligue o fogo, escorra o atum e reserve o caldo para cozinhar a mandioca. Corte o atum em pedaços e separe.
Em uma panela, coloque a mandioca e o caldo reservado e leve ao fogo médio para cozinhar até ficar macia. Desligue o fogo, retire a mandioca do caldo, remova as fibras e corte em pedaços pequenos. Junte novamente a mandioca ao caldo e ponha o atum. Tempere com sal e sirva em seguida.
Dica: sirva decorado com cebola-roxa e coentro.
Espumillas
Ingredientes
8 goiabas maduras descascadas e sem sementes
1 1/2 xícara de chá de açúcar
2 claras de ovo
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque os pedaços de goiaba, o açúcar e misture até obter um creme. Reserve. Na batedeira, bata as claras em neve, adicione o creme reservado e bata novamente até obter uma consistência homogênea. Transfira para um recipiente e sirva em seguida.
Dica: ofereça com frutas vermelhas.
Hornado
Ingredientes
5 kg de ombro de porco
Suco de 3 limões
20 dentes de alho descascados e amassados
2 colheres de sopa de cominho em pó
1 1/2 colher de sopa de sal
1/2 colher de sopa de pimenta-do-reino moída
5 xícaras de chá de cerveja
170 g de manteiga
2 colheres de sopa de urucum em pó
Modo de preparo
Em uma assadeira, coloque o ombro de porco e regue com o suco de limão. Reserve. Em um recipiente, coloque o alho, o cominho, o sal, a pimenta-do-reino e misture bem. Faça pequenos cortes no ombro do porco e passe a mistura sobre ele. Regue com 3 xícaras de chá de cerveja e leve à geladeira por 24 horas, virando a carne na metade do tempo.
Após, retire a carne da geladeira e deixe em temperatura ambiente. Coloque em uma assadeira e leve ao forno preaquecido em 200ºC por 30 minutos. Enquanto isso, em uma panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Adicione o urucum e misture bem. Reduza o forno para 180ºC e despeje um pouco da mistura sobre a carne. Deixe no forno por 1 hora e 30 minutos, regando com a mistura a cada 30 minutos para a carne não ficar seca. Depois, reduza o forno para 160ºC e regue com o restante da cerveja. Deixe no forno por mais 2 horas. Desligue, espere esfriar, desfie a carne e sirva em seguida.
Fonte: Read More