Se tem uma coisa que eu gosto em Nova York são os mercados e food halls: já listei por aqui os melhores de Manhattan e do Brooklyn. Por isso, fui com muita expectativa ao Pier 17 do Financial District para conhecer a nova sensação na cidade, o Tin Building.
Inspirado na diversidade de Nova York, o mercado gastronômico foi criado pelo chef-gênio-celebridade Jean-Georges Vongerichten, detentor de três estrelas (a pontuação máxima) pelo Guia Michelin. O apresentador Anthony Bourdain, falecido em 2018, tinha planos de criar algo bem parecido no Pier 57, no Chelsea, inspirado em um mercado que visitou em Singapura.
Mas voltemos a falar sobre o Jean-Georges, como ele é mais conhecido pelos locais. Assim que chegou em Nova York em 1985, o chef francês foi direto ao Tin Building, onde ficava na época o Fulton Fish Market. Por mais de um século, esse foi o mais importante mercado atacadista de frutos do mar dos Estados Unidos e um dos maiores do mundo, que dava empregos a imigrantes indocumentados e suas famílias inteiras.
Em 2005, porém, o Fulton Fish Market acabou se transferindo para Hunts Point, no Bronx. O motivo? O Tin Building, construído em 1907, tinha entrado em declínio por uma série de eventos, incluindo incêndios e tempestades que o deixaram em ruínas.
Mas esse prédio tinha um lugar especial no coração e na memória de Jean-Georges, que se reuniu com alguns parceiros e teve a brilhante ideia de recuperar o espaço. Eis, que após mais de oito anos de restauração meticulosa, o Tin Building iniciou um novo capítulo como epicentro culinário de Nova York.
Fácil não foi: a reforma hercúlea incluiu o reforço ou substituição de 200 estacas de concreto, recuo do prédio e até o trabalho de mergulhadores. Barato também não foi: a obra custou cerca de US$ 195 milhões. Mas o resultado compensou: inaugurado em setembro de 2022, o Tin Building concentra em seus quase 5 mil m² seis restaurantes com serviço completo, seis que servem as comidas em balcões, três bares, um mercado e um espaço para jantares privativos. Para fazer tudo isso funcionar, ele precisou recrutar um exército de 700 funcionários. Geração de emprego que chama, né?
Você pode pensar: “ah, mas é tipo um Eataly”. Não é não. Esse vai além porque reúne especialidades de tudo quanto é parte do mundo, quase uma convenção da ONU da gastronomia. De dosas a sushis, de tacos a dumplings, de chocolates a sanduíches de ovo. Eu sempre fico um pouco nervosa quando tenho muitas opções à minha frente, mas vamos considerar isso um problema bom.
Comecemos pelos restaurantes. O veganismo e o vegetarismo, que nunca estiveram tão em alta, estão bem contemplados no Seeds and Weeds. No moderno Shikku, apenas 19 felizardos têm o prazer de desfrutar de um serviço completo de sushi japonês e bar de saquê, enquanto o House of the Red Pearl é de culinária chinesa. Com decoração nouveau, a T. Brasserie prepara pratos como escargot e beef tartar. Mas, para quem prefere se esbaldar sem culpa nos carboidratos de massas e pizzas, o destino é o Frenchman’s Dough.
Para refeições mais rápidas, o Double Yolk é especializado em sanduíches de ovos, mas durante a tarde serve champagne e caviar. O T. Café tem pães e doces deliciosos – experimente a rosca com passas e me agradeça depois. O Crêpes and Dosas, autoexplicativo, monta crepes doces e salgados. Já o Taquito foca em clássicos mexicanos. E como não pode faltar peixe aqui, o balcão de frutos do mar, Fulton Fish Co., faz preparações cruas e fritas.
A post shared by Tin Building by Jean-Georges (@tinbuilding)
Também não falta opção para beber: há uma carta de vinhos diversificada no Wine Bar, 24 tipos diferentes de cervejas de pressão no Beer Here! e drinks no Cocktail Bar.
Se você é do tipo formiga, que já pede a comida pensando no docinho que vem depois, não deixe de ir ao Spoiled Parrot, uma loja de doces tão lindamente decorada que parece até de mentira. Lá estão à venda sorvetes, doces e chocolate de marca própria em colaboração com confeiteiros e chocolatiers renomados, incluindo Jacques Torres e Fritz Knipschildt.
Grande parte do Tin Building é dedicado ao varejo, vendendo peixes frescos, carnes, queijos e alimentos prontos feitos com ingredientes de produtores locais. Até eu, que não sou lá uma grande cozinheira (apesar de todos os ótimos ensinamentos da minha mãe), quase fiquei doida na Mercantile, uma loja com temperos, azeites, especiarias, utensílios e outros itens que fazem a alegria de qualquer pessoa que tenha o mínimo de habilidade na cozinha. By the way, alguns deles foram criados pessoalmente por Jean-Georges e pelos melhores artesãos do mundo.
E, de quebra, em alguns pontos do prédio você ainda tem a vista da Brooklyn Bridge, que fica ali do ladinho. É realmente uma belíssima homenagem de Jean-Georges a Nova York, que é mais que uma cidade, é um mundo.
SERVIÇO
Onde? 96 South St, New York, NY 10038
Quando? De quarta-feira a domingo, das 10h às 21h (a última entrada nos restaurantes é às 20h30)
Busque hospedagem e Nova York e veja as melhores opções de voos
Resolva sua viagem aqui
Reserve seu voo
Reserve hospedagem
Alugue um carro
Faça um seguro viagem
Viaje nos livros
Fonte: Read More