A praia do Morro é uma das praias mais conhecidas do litoral capixaba, e quem já passou por lá dificilmente deixou de ver o monumento do Marlim Azul, que fica em cima de uma pedra. Essa réplica é motivos para muitas fotos, que são guardadas de recordação da visita a Guarapari e também são postadas na internet, nas redes sociais.
Essa réplica do Marlim Azul, foi feita para homenagear um pescador, que no ano de 1992 pescou o maior peixe do mundo, e esse recorde ficou no Guines Book (livros do recordes) por muitos anos, só sendo superado a alguns anos atrás. Mas até hoje essa façanha é conhecida por quase toda a população capixaba, e é motivo de orgulho para a região.
O responsável por esse recorde se chama Paulo Amorim, um pescador que sempre dizia que um dia iria pegar o maior peixe do mundo, e esse dia chegou. Foi em 29 de de fevereiro de 1992, navegando ao lado do seu amigo Luis Felipe Bumachar na lancha Duda Mares, que estava equipada com materiais próprios para essa grande pescaria, foram em busca de fazer a grande pesca das suas vidas, o maior Marlim Azul.
Quando era por volta das 11 horas, eles estavam nas águas de Guarapari, cerca de umas 30 milhas de distância do litoral, o grande peixe foi fisgado, e uma grande luta começou a ser travada, até que depois de uma hora e meia aproximadamente o pescador venceu a batalha. Mas tinha um grande problema, como embarcar um peixe daquele tamanho em sua lancha, foi quando tiveram a ideia de leva-lo rebocado, somente com parte do bico dentro da embarcação, navegaram por cerca de quatro horas até chegarem ao Iate Clube do Espírito Santo.
Após atracarem a embarcação foi preciso 28 homens para tirar o peixe gigante das águas, e somente após isso é que puderam verificar o real tamanho do peixe, onde após ser medido e pesado, foi constatado que estavam diante de uma imensa criatura marinha. As medidas do Marlim eram de 4,62m de comprimento e 2,48 de diâmetro, e pesava nada menos do que 636Kg, estavam diante do maior peixe pescado do mundo.
Mas para que esse recorde fosse reconhecido, foi preciso travar uma outra batalha, para provarem a veracidade dos fatos, atendendo as exigências do IGFA – Internacional Game Fish Association. Foram enviados um rigoroso relatório, além de provas materiais e testemunhais para que o feito pudesse ser lançado no Guines Book. Fato que demorou de março até novembro de 1992 para ser aprovado, reconhecido e adicionado como sendo o maior peixe pescado no mundo.
Localização: Praia do Morro