O dia 23 de outubro é um marco significativo para a aviação no Brasil, celebrando as conquistas e avanços nesse campo tão crucial. Nessa data, em 1906, o brasileiro Santos Dumont realizou o primeiro voo público de um avião a motor no mundo, o famoso 14-Bis, em Paris, demonstrando sua genialidade e contribuição inestimável para a história da aviação.
Nesse sentido, o universo da aviação também se encontra abundantemente representado na sétima arte. Inúmeros filmes capturam a emoção, o desafio e a grandiosidade dessa jornada pelos céus. Seja em animações, live-actions, ficções ou cinebiografias, o tema tem sido retratado com maestria por diferentes diretores.
Por isso, reunimos 5 filmes imperdíveis sobre aviação para você. Confira!
1. O Aviador (2004)
Nesse premiado filme, dirigido por Martin Scorsese, conhecemos a trajetória de Howard Hughes, um bilionário e engenheiro aeronáutico que realmente existiu. Ele teve grande participação na história da aviação, desenvolvendo modelos inovadores e extremamente rápidos.
A trama da cinebiografia é protagonizada por Leonardo DiCaprio. A atuação rendeu a ele uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator. Além dele, outro grande nome no elenco é Cate Blanchett, que interpreta a atriz Katharine Hepburn. Ela viveu um romance com Howard Hughes, que também era produtor de cinema na época.
Onde assistir: Apple TV e Prime Video.
2. Sully – O Herói do Rio Hudson (2016)
Nesse filme, dirigido por Clint Eastwood, Tom Hanks interpreta o piloto de avião Chesley “Sully” Sullenberger. Em janeiro de 2009, o avião pilotado por ele sofre uma revoada de pássaros e fica seriamente danificado. Então, o piloto faz um pouso forçado no rio Hudson e consegue salvar 150 pessoas a bordo.
Apesar do ato heroico, Sully ainda enfrenta um julgamento interno da agência de regulação área dos Estados Unidos. O filme equilibra a atenção do espectador entre as cenas do pouso forçado e a severa desconfiança da equipe de aviação estadunidense.
Onde assistir: HBO Max e Prime Video.
3. Vidas Ao Vento (2013)
Se você procura um filme de aviação que fuja um pouco da centralidade norte-americana, a animação japonesa ‘Vidas Ao Vento’, dirigida por Hayao Miyazaki, é um bom começo. Famoso pela criação do Studio Ghibli, o diretor e roteirista exibe cenas fantásticas da evolução da aerodinâmica.
A história é uma biografia animada do engenheiro aeronáutico japonês Jiro Horikoshi, famoso pelos modelos de avião mais avançados utilizados durante a Segunda Guerra Mundial. A trama explora os sonhos da infância de Jiro, sua paixão pela aviação e a posterior decepção com a realidade de sua profissão na época.
Onde assistir: Apple TV e Prime Video
4. Top Gun – Ases Indomáveis (1986)
Se o assunto são filmes para apaixonados por aviação, ‘Top Gun’ é uma indicação que não pode ficar de fora! A trama de ficção protagonizada por Tom Cruise no papel do tenente Maverick faz sucesso mundo afora. No longa-metragem dirigido por Tony Scott, o personagem é selecionado para ingressar na Academia Área e se tornar um piloto de caça.
Embora tenha se tornado uma franquia, o primeiro lançamento, de 1986, merece grande destaque. Afinal, o visual cinematográfico em um avião de caça na década de 80 chamou muita atenção dos espectadores. Na trama, além das cenas de ação e aviação, há um enredo romântico, com Maverick competindo pelo amor da instrutora de voo, Charlotte Blackwood, protagonizada por Kelly McGillis.
Onde assistir: HBO Max, Star+, Paramount+ e Telecine.
5. O Voo (2012)
Com direção de Robert Zemeckis e com Denzel Washington no papel do experiente piloto de avião Whip, a narrativa desse filme nos convida a pensar sobre os dilemas da vida. Na trama, a aeronave sofre uma pane. Se não fosse pelo conhecimento – e até frieza – de Whip, uma catástrofe teria acontecido.
Apesar de ser considerado um herói nacional por essa façanha, descobre-se que o personagem tem diversos problemas com álcool e drogas. A adição desse fato torna o julgamento interno do piloto ainda mais decisivo para sua vida profissional e pessoal.
Onde assistir: Apple TV e Prime Video.
Fonte: Read More