A Estrada Real é uma rota turística fascinante e histórica no Brasil, que remonta aos tempos coloniais. Estendendo-se por cerca de 1.630 quilômetros, ela percorre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, revelando um verdadeiro tesouro de patrimônio cultural e natural.
Ela foi inicialmente concebida como um caminho para o transporte do ouro extraído das minas de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro, para posterior envio à metrópole portuguesa. Hoje, essa rota oferece aos viajantes a oportunidade de explorar encantadoras cidades coloniais, paisagens deslumbrantes, fazendas históricas e uma rica cultura local.
Um mochileiro na Estrada Real
Disponível gratuitamente no YouTube, o documentário “Um mochileiro na Estrada Real”, por exemplo, nos convida a conhecer o interior de Minas Gerais na perspectiva do peregrino Richard Oliveira, durante uma caminhada de 38 dias, um total de 726 km percorrido, enquanto aprendemos um pouco sobre a história e cultura do estado.
“Amo o interior, principalmente o de Minas Gerais, sendo um lugar que quero explorar mais. As estradas muitas vezes são difíceis, principalmente para quem se propõe a conhecer a pé, entretanto, revelam povoados charmosos com muita história, cultura e hospitalidade, o que torna essa experiência inesquecível […]”, afirma Richard Oliveira, produtor de conteúdo do canal ‘Vida de Mochila’, do YouTube.
Cidades para conhecer
A seguir, Richard Oliveira, apresenta cidades “pérolas” da Estrada Real que não podemos deixar de visitar!
1. Congonhas (MG)
É uma cidade que respira história e religiosidade. Entre seus charmes, destaca-se o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio Mundial da UNESCO, que abriga os famosos “Doze Profetas” de Aleijadinho – importante escultor, entalhador e arquiteto do período colonial brasileiro. Além disso, seu centro histórico dispõe de casarões coloniais bem preservados e igrejas barrocas que refletem a riqueza cultural e artística.
2. Carrancas (MG)
Conhecida por suas inúmeras cachoeiras de águas cristalinas, trilhas desafiadoras e formações rochosas impressionantes, a cidade oferece um cenário perfeito para atividades ao ar livre. Os visitantes podem explorar as grutas, como a Gruta da Fumaça, ou se refrescar nas diversas quedas d’água, como a Cachoeira da Zilda e a Cachoeira da Esmeralda. Suas ruas de paralelepípedos e a hospitalidade de seus habitantes dá para Carrancas um charme especial.
3. Itamonte (MG)
Já quase chegando ao Rio de Janeiro, a cidade é cercada por montanhas, cachoeiras, paisagens deslumbrantes – como a de Araucária, no Pico das Agulhas Negras, de tirar fôlego – e trilhas, oferecendo uma atmosfera pacífica e aconchegante.
4. Cunha (SP)
Rodeada pelos campos de lavanda, a paisagem se torna ainda mais especial com a presença do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Conhecida por sua rica cena artística, a cidade abriga inúmeros ateliês de cerâmica e escultura, atraindo artistas e apreciadores da arte de todo o país. Os visitantes podem explorar as trilhas da região, relaxar em suas pousadas charmosas, e desfrutar da culinária local, que inclui pratos típicos como a truta defumada.
5. Milho Verde (MG)
Conhecida por ilustrar a capa do disco do cantor Milton Nascimento, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, símbolo da cidade, também se sobressai por suas festas tradicionais e autêntica comida mineira. Suas trilhas e cachoeiras são perfeitas para aqueles que amam uma aventura na natureza.
6. Cocais (MG)
Pouco conhecida, seu principal destaque é o Santuário do Senhor Bom Jesus dos Cocais, com sua imponente igreja barroca e as festividades religiosas que atraem visitantes de toda a região. Ainda, sua região é cercada por cachoeiras e trilhas que convidam à exploração.
7. Rio Acima (MG)
Essa cidade está situada nas montanhas de Minas Gerais. Seu centro histórico pitoresco é marcado por construções coloniais bem preservadas, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, além das cachoeiras do Parque Nacional Serra do Gandarela, deslumbrantes para os visitantes.
Por Rafaela Eufrosino
Fonte: Read More