O verão é uma estação marcada por dias ensolarados e altas temperaturas, o que torna fundamental o cuidado com a saúde, especialmente da população idosa, mais vulnerável a problemas causados pelo calor extremo. Questões como desidratação e hipertermia são preocupações comuns entre os idosos, devido às mudanças físicas inerentes ao envelhecimento.
Pensando nos cuidados da saúde dessas pessoas, Izabelly Miranda, enfermeira, fundadora e CEO da Cuidare Brasil, rede de cuidadores de pessoas, lista algumas dicas para prevenir e promover o bem-estar desse grupo. Confira!
1. Atenção com a hidratação
O primeiro fator prejudicial para a saúde está ligado à diminuição da quantidade de água nos corpos dos mais idosos – muito por conta do processo de envelhecimento. Com isso, sinais de que eles estão desidratados começam a aparecer, como lábios e língua secos, redução da quantidade de urina e, claro, a sensação de sede.
Outros incômodos que refletem a falta de água também são traços de confusão mental, fadiga, mal-estar, entre outros. Por isso, Izabelly Miranda alerta para a importância do consumo frequente de água, além de frutas, verduras e legumes, a fim de repor nutrientes perdidos enquanto transpiram.
2. Evite a hipertermia
A enfermeira também atenta para os indicativos de hipertermia, que acontecem quando a temperatura corporal aumenta por conta do calor. Nesse caso, sintomas como náuseas, convulsões, dores de cabeça e contrações musculares são comuns de se manifestarem, além da queda de pressão de forma repentina, o que pode levar a acidentes graves de quedas. O ideal é estar sempre em um lugar fresco, com sombras e boa passagem de vento e ar.
3. Cuidado com atividade física
Izabelly Miranda recomenda que as práticas de atividades físicas sejam feitas em horários em que a temperatura esteja amena, como no fim da tarde ou à noite. Ela também aconselha que o protetor solar seja um grande aliado dos idosos.
4. Atenção aos alimentos e às bebidas
Ligado ao primeiro tópico, é extremamente importante se atentar ao consumo de alimentos e determinadas bebidas, como as que levam álcool e cafeína. Isso porque elas aumentam consideravelmente a quantidade de idas ao banheiro, levando à desidratação.
Além disso, determinadas comidas podem acarretar intoxicação alimentar, causando diarreia e vômitos no idoso, também ocasionando a falta de água no corpo.
Por Victoria Muzi
Fonte: Read More